quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Biografia Britney Spears part 4

2001 - 2004: Amadurecimento musical e reconhecimento mundial

 Britney e In the Zone Performando Me Against the Music no NFL Kickoff Live 2003. Em novembro de 2001, Britney lançou o seu terceiro álbum de inéditas, chamado simplesmente Britney, que levou esse nome porque diferente dos dois primeiros, "Britney" não era algo controlado por sua gravadora, e sim algo totalmente planejado por Spears. "Britney" alcançou 745 mil cópias vendidas na semana de lançamento, tornando-se a primeira cantora a estrear seus três álbuns de inéditas em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, "I'm A Slave 4 U", chocou o mundo com um videoclipe mostrando uma Britney mais madura e provocativa. E também contou com mais quatro singles: "I'm Not A Girl, Not Yet A Woman" (lançado na trilha sonora do filme "Crossoards" o qual ela protagonizou) "Overprotected", "Boys", e "I Love Rock N' Roll". Também foi lançado "Anticipating" no Brasil e na França e "That's Where You Take Me" nas Filipinas.
A turnê de divulgação do "Britney" previa uma passagem pelo Rio de Janeiro, porém devido aos ataques de 11 de Setembro, a equipe da cantora decidiu cancelar a turnê promocional do álbum. Retomada em fevereiro de 2002 a "Dream Within a Dream Tour", estimada em 18 milhões de dólares em equipamentos, com todos os ingressos esgotados antes do primeiro espetáculo. A turnê teve um show em Las Vegas que foi posto em DVD: "Live From Las Vegas".
No total, "Britney" vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo.[41][49][50][51] Em 2002, após o término do namoro de quatro anos com o cantor Justin Timberlake,[52] declarou que tiraria férias de 6 meses, devido a carga de shows cansativos, período usado para gravar o 4º álbum de estúdio, "In The Zone".
Durante a performance de abertura do VMA 2003, ela e Christina Aguilera cantaram trechos de Like a Virgin vestidas de noiva, para homenagear os 20 anos do VMA e os 20 anos de carreira de Madonna, vestida de noivo. Britney e Christina beijaram Madonna na boca, fazendo com que a performance recebesse extrema atenção da mídia mundial, sendo notícia de abertura de vários telejornais internacionais e capa de várias revistas. Foi nos bastidores desta atuação, que Britney mostrou a canção "Me Against The Music" (apenas vocalmente) e perguntou a opinião de Madonna, que disse a Britney que deveriam fazer algo juntas, então ela convidou Madonna para fazer o dueto.
Em novembro de 2003, com colaboração de Moby e R. Kelly, Spears lançou o álbum In The Zone, que diferenciou-se dos anteriores pelo seu caráter erotizado e por um forte amadurecimento de sua faixas, que se distanciavam de sua vida pessoal. Mais uma vez estreando no topo da Billboard com 609 mil CDs vendidos na semana de lançamento, Britney quebra o próprio recorde, por ser a única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar.
Britney está mais madura musicalmente, explorando sons mais Pop, R&B e Urban, e, dessa vez, usufruindo abusivamente da sensualidade, com canções como "Touch of My Hand" - canção que fala a respeito de masturbação -, "I Got That (Boom Boom)", e "Breathe On Me". O primeiro single do disco, Me Against The Music, dueto com Madonna, recebeu uma recepção fria por críticos, ainda assim, a música consegue ir para o topo da paradas em vários países do mundo. O segundo single do álbum, "Toxic", lhe rendeu a conquista seu tão almejado Grammy de melhor gravação dance.
Britney Spears, em seguida, lança o single Everytime, uma canção de sua autoria, que também se tornou um sucesso internacional. A lesão no joelho durante as filmagens para o videoclipe de Outrageous (canção escrita por R. Kelly), em colaboração com Snoop Dogg, força para o cancelamento do fim de sua turnê, The Onyx Hotel Tour. Naquela época, ela é uma das cantoras mais bem pagas do mundo, e sua fortuna foi estimada pela revista Forbes ao equivalente de mais de 180 milhões dólares.
Britney casou-se com seu amigo de infância Jason Allen Alexander, no dia 3 de Janeiro de 2004. No dia seguinte seus advogados entraram com um pedido de anulação da cerimônia. Com isso, o casamento durou apenas 55 horas.
A turnê teve que ser interrompida após um incidente durante as gravações do clipe da canção Outrageous, onde ela acabou fraturando o joelho sendo submetida a uma cirurgia e repouso domiciliar por oito meses. Do clipe Outrageous que acabou por não ser terminado, restam algumas cenas que podem ser vistas no DVD "Greatest Hits: My Prerogative", que mostra Britney saltando em cima do rapper americano Snopp Dogg que estava jogando basquete num campo.
Britney chegou ao Rock in Rio Lisboa, no dia 5 de Junho de 2004, como uma das estrelas mais aguardadas da noite. Porém o som do playback parou quase no fim da canção Toxic voltando poucos segundos depois. Sua apresentação foi muito criticada. Foi sua primeira atuação em Portugal. O playback foi uma constante em quase toda a carreira de Britney mas foi na "The Onyx Hotel Tour", que quase todas as faixas do show eram playback. Nesta turnê houve um show em Miami que foi considerado o melhor, mas não fizeram dele um DVD.
No total, o "In The Zone" vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo.[41][58][59][60][61][62][63][64][65][66]
Em 2009, na lista dos álbuns mais vendidos da década divulgada pela Billboard, mais duas vezes, encontra-se Britney na lista dos 200 mais vendidos, com o álbum Britney ocupando a posição #64 e o In The Zone a posição #143.

2005–2007: Álbuns de compilação

Durante esse período, lançou a coletânea "Greatest Hits: My Prerogative", que continha três faixas bônus, duas das quais se tornaram singles, "My Prerogative" em 2004 e "Do Somethin'" em 2005. A outra faixa bônus, "I've Just Begun (Having My Fun)", não se tornou single mas teve um enorme sucesso na biblioteca de vendas do iTunes. Ela coreografou e co-dirigiu o clipe de Do Somethin' usando o psêudonimo de Mona Lisa para diferenciar a cantora de quem dava ordens no set.[67][68]
No total, o "Greatest Hits: My Prerogative" vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo.[41][69][70]
Ainda em 2005 lançou o "B In The Mix: The Remixes". A compilação continha alguns de seus sucessos remixados e o novo single, "Someday (I Will Understand)", também em versão remixada. O álbum acabou fazendo mais sucesso do que o esperado e foi eleito pela BMG "o álbum sem promoção com melhor resultado dos últimos 20 anos".[71] A faixa bônus "And Then We Kiss" (que não foi single) fez muito sucesso em Israel, a música ficou no primeiro lugar da rádio mais popular do país e foi tocada por inúmeras semanas. Britney também foi convidada para fazer o filme "Os Gatões", porém recusou o convite por estar grávida e Jessica Simpson foi escolhida para o papel. Numa entrevista, Britney disse que adorou ver o filme com Jessica, elogiando-a.
No total, o "B In The Mix: The Remixes" vendeu mais de 1,5 milhão de cópias no mundo.
Após a sua separação com Kevin Federline, Britney lança um DVD chamado Britney & Kevin: Chaotic, que retrata o seu amor com Kevin desfeito. Também mostra Britney cantando ópera e a sua música nova "Someday (I Will Understand)" (que posteriormente, foi totalmente ignorada pelo público). Todavia em 2006, após a confusa separação do marido Kevin Federline, Britney começou a se envolver em escândalos ainda maiores.
Ela chegou a sair diversas vezes à noite com Paris Hilton e Lindsay Lohan, onde foi apanhada duas vezes sem calcinha, fazendo com que a cantora fosse duramente criticada. O auge dos problemas foi quando raspou a cabeça e se internou em uma clínica de reabilitação em 2007.

2007: Começo da volta por cima

Em primeiro de maio de 2007, Britney faz a mini turnê "The M+M's Tour", onde se apresentou na Flórida e Califórnia. Tratava-se de pequenos shows para um número limitado de pessoas, contando com alguns de seus maiores sucessos (…Baby One More Time, I'm a Slave 4 U, Do Somethin', Breathe On Me e Toxic). No dia 1 de maio de 2006, Britney andava em Santa Monica, CA com um vestido idêntico a Marilyn Monroe, no filme O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch). Um ano depois, no dia 1 de maio de 2007, curiosamente é vista com o mesmo vestido à Marilyn Monroe e a mini turnê The M+M's estreou. Suspeita-se que dai vem o nome da mini tour M+M's (Marilyn + Monroe).
A canção Umbrella foi escrita para Britney, que por sua vez a recusou dizendo não ser seu estilo. No dia 30 de Agosto de 2007, a canção Gimme More foi tocada pela primeira vez por uma rádio norte-americana. Gimme More foi o primeiro single do quinto álbum de estúdio da cantora. Seu retorno oficial foi no Video Music Awards da MTV norte-americana no dia 9 de Setembro de 2007, porém, foi muito criticada porque estava tensa, fora de forma e nervosa revelando uma postura pouco entusiasmante. Britney cantou um pouco da canção "Trouble" de Elvis Presley e o novo Single Gimme More.
A canção "Gimme More" foi lançada oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, e ficou em primeiro lugar em nove países na loja digital iTunes, sendo esses países Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Austrália, Luxemburgo e Nova Zelândia. Em meados de setembro de 2007, Gimme More saltou de #68 para #3 na Billboard Hot 100, parada musical mais importante do mundo. Também atingiu #16 na parada das músicas mais executadas nos Estados Unidos, sendo superado depois por Piece Of Me, que chegou a #1. Mas também devemos lembrar que a alguns anos atrás, a Billboard passou a contar como referência a parada de downloads digitais também, o que, se tivesse acontecido antes, hits como Toxic ou Oops!… I Did It Again provavelmente teriam chegado a #1.
O videoclipe de "Gimme More" foi lançado no dia 5 de outubro de 2007, no iTunes, onde Britney era duas personagens, uma Stripper morena e a mulher loira que fica apenas observando-a dançar. O lançamento do álbum foi no dia 30 de outubro de 2007, e em menos de 24 horas de vendas, alcançou o 1º lugar em cinco países.
O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de "Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez" até "Neste álbum não tem mais canções bonitinhas, como I'm Not a Girl Not Yet a Woman". Um crítico chamou-o de "Um triunfo" e a BBC decretou: "É uma obra-prima". O site britânico PopJustice, especializado em cultura pop, disse que o quinto álbum da Britney "É realmente brilhante" e de acordo com o jornal britânico Times Online "A cantora já tem um bom motivo para voltar a sorrir porque o novo álbum é bem mais coerente que os recentes sucessos de seus colegas do Clube do Mickey, Justin Timberlake e Christina Aguilera. As músicas Perfect Lover e Toy Soldier são simplesmente duas das mais belas canções que já apareceram em qualquer CD lançado esse ano". Infelizmente foi o único álbum da cantora que não estreou em #1 na Billboard 200. Isso porque, minutos antes do fechamento de contabilizações, a Billboard alterou as suas regras de contabilização de charts. Britney acabou ficando em #2 com mais de 290 mil cópias vendidas, perdendo apenas para o álbum do grupo veterano Eagles, Long Road Out of Eden, que custava apenas 3 dólares.[76]. Porém, mesmo que "Blackout" recebesse uma massiva divulgação, como aconteceu com o In the Zone, seria pouco provável que a cantora ultrapassasse o grupo, tendo em vista que, este é o primeiro álbum de inéditas dos Eagles depois de 28 anos e custava apenas 3 dólares.
O quinto álbum de inéditas da Britney vendeu aproximadamente 690 mil cópias em duas semanas, um excelente número, tendo visto que nos últimos tempos tem sido muito difícil vender uma quantidade de cópias tão boas quanto em 1999, já que há pirataria dos álbuns, principalmente pela internet. Em Portugal, o álbum estreou em #10 no Top 30 Nacional de Vendas, de acordo com a Associação Fonográfica Portuguesa.
O 2º single "Piece of Me" fez um grande sucesso por todo o mundo e manteve-se no topo do TRL americano. O clipe foi feito em 2 dias e foi o mais caro da história de Britney depois de "Toxic". Foram usadas várias modelos parecidas com Britney que são atacadas por papparazis. Ela também coreografou o videoclipe de Piece of Me, só que dessa vez não usou psêudonimos.
"Blackout" foi eleito o melhor álbum de 2007 segundo enquete feita no site da Billboard[77][78] e segundo enquete feita no site terra espanhol.[79] O álbum ganhou o prêmio de "Melhor Álbum Internacional" na edição de 2008 do NRJ Music Awards, na França.[80][81] Também ficou entre os 50 melhores álbuns de 2007 segundo a Rolling Stone[82] e Piece of Me ficou na #15 posição na lista das 100 melhores músicas de 2007 da Rolling Stone.[83] No Brasil, o álbum ficou na lista dos 10 melhores álbuns de 2007.[84][85]
O terceiro single intitulado "Break The Ice", fez muito sucesso e estreou na parada americana de clipes (TRL) em oitavo lugar. Também bateu todos os recordes da Hit list da MTV de Portugal, ficando em #1 duante toda a sua estadia na contagem, passando o recorde do Tokio Hotel.[86][87] Ainda na Hit List, Piece of Me foi o primeiro vídeo do programa a começar em #1 e a acabar em #1.
Britney gravou uma participação especial no seriado How I Met Your Mother que foi ao ar nos Estados Unidos no dia 24 de março de 2008, pelo canal CBS.[88] Devido ao sucesso e aos elogios da crítica,[89] gravou outra que foi ao ar no dia 12 de maio.[90][91] Os episódios tiveram tanto destaque que Britney foi capa da TV Guide apenas pela participação.[92] A primeira participação de Britney levou a série a melhor pontuação desde sua criação e de acordo com o site FormulaTV, o segundo episódio onde Britney aparece na série chegou a ficar em terceiro lugar na corrida pela audiência americana sendo vista por mais de 9 milhões de telespectadores.[93] Britney recebeu o prêmio de "O mais recente na TV" no TV.com Awards por sua participação na série How I Met Your Mother[94] e uma indicação ao People's Choice Awards na categoria "Favorite Scene-Stealing Guest Star" (estrela favorita por roubar a cena).[95]
No mês de Junho de 2008, Britney gravou uma participação especial no clipe When I Grow Up das Pussycat Dolls.[96][97] Segundo o diretor do vídeo, Joseph Kahn, foi uma participação pequena mas bem interessante. A participação de Spears, tinha o objetivo de aumentar a popularidade da música, só que a participação de Britney foi cortada na edição final.[98][99]
Britney fez participações especiais na turnê da Madonna, Sticky & Sweet Tour, em 2008. A participação consistia em um vídeo com a imagem de Spears, que foi introduzido num telão gigante enquanto Madonna cantava Human Nature. O vídeo mostrava Britney num elevador fechado, que acabava ficando desesperada. No fim da canção podia-se ouvir Britney dizendo It's Britney b****!.
No dia 7 de Setembro de 2008 apresentou-se no VMA, abrindo a cerimônia. Britney também se destacou por ganhar todos os 3 prêmios em que foi indicada, incluindo Vídeo do Ano por "Piece of Me".[103][104][105][106]
A SonyBMG fez uma lista com seus artistas que mais ganharam fãs na atualidade. O álbum Blackout fez Spears ganhar cerca de 817 mil fãs a mais em todo o mundo.
No total, o "Blackout" vendeu mais de 3,6 milhões de cópias no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário